terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os vizinhos da desgraça

A imagem fala mais que as minhas humildes palavras mas deixo aqui algumas citações para melhor compreensão do cenário a que esta imagem quer se referir.
Esta ruina pertência ou pertence aos correios de Moçambique, em Luabo, nos anos que lá se foram, agora vive nela uma familia. A imagem retrata as condições fisicas reais do antigo correios de Luabo: sem tecto, sem paredes, sem portas, alcerces fragilizadas pelo tempo e sobre tudo sem segurança e condições nenhumas de habitabilidade.
Este edifício ou melhor esta casa-ruina situa-se a quase 20 metro da Sede Distrital, da PRM e da Escola, portanto, a casa-ruina está próxima dos orgãos máximo do distrito que assistem o ambiênte físico do edificio com consciência plena do risco que os ocupantes correm. A casa-ruina não reune condições para se habitar e a qualquer altura pode desabar e ceifar vida das pessoas que la vivem.
O Portal de Sena roga as autoridades daquele distrito, vizinhos desta desgraça, nomeadamente ao Administrador, ao comandate da PRM afecto naquele distrito, aos professores e a comunidade em geral para que mobilizem os ocupante destas ruinas para que as abandonem em troca da sua segurança. Senhores, há que fazer algo, mesmo que seja necessaário emitir uma ordem de “despejo”. Não gostariamos que amanha chamemo-vos de assasinos por terdes optado por silêncio.

Por: Fernando Raposo (texto e imagem)

4 comentários:

  1. obrigado pelo elogio egdio

    um abraço da terra de açucar

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Egidio,gostariamos que mais gente ficasse sensibilizada sobre este assunto e que haja uma intervencao necessaria e oportuna. "nao podemos esperar pela desgraca para agir, temos que antecipa-las".

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  3. So temos de elogiar o portal sena por esta "postagem".
    Nasci e cresci no Luabo. E estive la uns anos atras e registei varias imagens que ainda guardo com muito carinho.
    Na verdade este edificio situa-se mais ou menos a uns oitocentos metros da escola primaria (e secundario) do Luabo. E tambem da catedral (catolica) local. E tambem esta a mais ou menos mesma distancia da Esquadra da Policia. Na mesma rua...e a sua frente, mito mais proximo, se encontra a campo de futebol da Ex Cessel de Luabo onde antes da guerra nenhum clube conseguia sair vitorioso, que o diga o mosntro sagrado Mario Culuna.

    Que boas recordacoes guardo do meu/nosso Luabo.

    Faz tempo que estou para revisita-lo.

    Estou combinando com o Baba Harris uma viagem conjunta. Um dia deste se concretizara...

    Inacio Chire

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao