quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Universidade Pedagógica cada vez mais próxima do estudante


A zona norte de Sofala, concretamente no distrito de Caia, futuramente contará com uma delegação da Universidade Pedagógica para ensino a distância. Numa primeira fase, o programa está para os docentes de região norte interressados a progredir com os estudos. Segundo Sr. Victor Varela responsavel para o ensino a distania e professor de Escola Secundária de Caia, um pouco de todos equipamentos necessrios (computadores e mais) já se encontram desde 2007 em Caia.
Boa oportunidade para os que pretendem progredir com os estudos, mas a que se deve tanta demora com computadores desde 2007?

Mathias Manuel khaphesse é o nome da Escola Secundária de Caia

Porque Mathias Manuel Khapesse? Que tal se fosse Joaquim Chissano, Samora Machel, Armando Guebuza, Josina Machel...nomes mais famosos do pais? Quem foi Mathias khapesse?
Eis a razão da designação de Escola Secundária Mathias Manuel Kaphesse:
Mathias foi filho, amigo e natural de Caia
Foi primeiro director nacional de educação, professor de profissão, embaixador e muito mais actividades desempenhadas por ele em prol de densenvolvimento do pais e esta foi uma forma nobre de homenagiar este grande homem e filho de casa-Caia.
A Escola tem 9 salas de aula e mais 4 anexas; uma laboratório, 1 sala de informática, 8 turmas do nivel médio sendo quatro de 11ª e quatro da 12ª classe; 7 casas para professore. Tem um internato que conta com 180 lugares, dos quais 90 lugares para masculino e igual número para femenino.
Adenda: A Escola e o internato está em funcionamento desde 2006, construida com financiamento do BAD.

Por: Fernando Raposo (foto e magem)

11 comentários:

  1. A primeira pergunta q me fiz foi: quem é Mathias Khapesse? Mas encontrei a resp no texto. Me alegra saber que nem sempre a condiçao p ser homenageado ( ter o nome atribuido a uma estructura fisica) é ser/ter sido antigo combatente ¨famoso¨!!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maria,
    obrigado por saber que ainda continuas colada ao Portal. se calhar os nome atribuidos a infraestruturas teriam mais peso evalor se forem originarios das zonas ondeas coisas acontecem ou implantadas como e' o caso desta escola. a atribuicao de nomes importados de outras vilas/cidades/provincias pode ser visto como algo forcado e o interesse pela manutencao reduz. espero que essa seja a filosofia usada, a qual abre espaco para que mais anonimos ganhem este privilegio.

    ResponderEliminar
  3. Meu nome é Domingas Mathisa Kaphesse.
    Quero aproveitar este espaço, para agradecer a homenagem prestada ao meu querido pai.
    Acredito que a escola Mathias Manuel Kaphesse , esta ajudando bastante a melhorar o sistema de educação na região de caia.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. conheci o sr Mathias Manuel Kaphesse, na republica de cuba, nao como embaixador e nunca foi mas sim como representante dos estudantes na ilha de pinos. Nao Mathisa Kaphesse mas sim Mathias Kapesse

      Eliminar
    2. Como foi a vida do Sr Mathias Manuel Kaphesse e era quem quantos filhos ele te

      Eliminar
  4. BOA TARDE!
    Meu nome é Margarida Manuela Kaphesse,apesar de ter lido esta matéria ainda hoje,queria aproveitar para agradecer a homenagem prestada ao meu querido pai que deu um grande contributo na área da educação em Moçambique como professor, director nacional da educação e representante das escolas moçambicanas em Cuba.Tenho certeza de que a Escola Secundaria Mathias Manuel Kaphesse no distrito de Caia sempre dará a oportunidade para que mais filhos e naturais de Caia adquiram conhecimentos sólidos para contribuirem no desenvolvimento do nosso belo Moçambique.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. É verdade. Concordo convosco, queridas.

    ResponderEliminar
  6. Trabalhei com Kapesse. Homem muito humilde, trabalhador e competente. Também vivi al lado dele en Maputo. Este homem merece isto e muito mais. Não sabia que era de Caia. Conhecí toda a familia. As minhas filhas brincavam con os seus filhos. Domingas tiveste un grande pai. Eu sou espanhol, vivo agora en Lisboa... mas nunca esquecerei esta grande combatente, militante da Frelimo e sobre todo amigo de todos. Un grande abraço para toda a sua familia.

    ResponderEliminar
  7. É verdade que a escola está ajudar muitos mas vejo que muitos não estão consiguir ajudar a própria escola. Dei aulas nesta escola desde 2006 até 2013. Ajudava conservar o edifício mas agora quando passo dai,sinto envergonhado. Já não possue tinta, vidros, portas ..., mas há pessoas trabalhar nesta escola. Na altura tinha poucos licenciados mas agora encontaveis, a escola está cada vez mais marginalizada. Por quê é que não estamos conservar? São filhos de quem que beneficiam desta escola? Não existe AD para esta escola o quê? Tenho muita coisa mas vão pensar que estou revoltoso. Vamos conservar esta escola como conservamos as nossas casas. Maunze

    ResponderEliminar
  8. Sou estudante, da escola secundaria mathias manuel kaphesse

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao