quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nem tudo é bem vindo

Mais uma paralização na Companhia de Sena

A CDS publicou ontem uma emenda salarial para várias escalas na tendências de harmonizar os interesses das partes (massa laboral e o empregador). A medida agradou os cortadores de Cana sazonais que viram a sua taxa diária ajustada para 110.00 Mt por dia, fruto de negociações havidas a quase um mês atraz. Hoje foi a vez dos adubadores, preparadores de terra…a levantarem poeira e paralizar os trabalhos e consequentemete à fabrica.
Fala-se de cartas anónimas que eram enviadas a Direcção da empresa avisando sobre a possivel eminência de mais uma grave, mas por serem cartas anónimas era impossivel perceber e resolver o caso.
Não se retira a ninguém o direito a greve mas esta foi greve inlegal por não ter sido formalizada. Pecaram. Para além desta inlegalidade, os trabalhadores pecaram, ainda, por terem sabotado a ambulâcia do Hospital Rural de Marromeu (facto que originou disparos de disperssão da massa laboral) e manter refem alguns dirigentes do orgão sindical.
O Portal de Sena, quer apelar a todos os envolvidos que pautem pela via negocial, greve pacífica e acima tudo não vandalizar os bens, quer da açucareira que alheios.

Diz se que uma bandeira do Partido Frelimo achada algures foi destruida. Sera' isto uma guerra politica? Algo algum.

Já no momento da postagem deste artigo, ficamos sabendo que uma força da intervenção rápida tinha sido mobilizadas para acalmar os anímos que tendiam a escessos, felizmente chegaram na altura em que a greve já tinha brandado. Não sabemos se amanha continua ou não mas esforços estão sendo feito para que a situação volte ao normal.

Que haja paz

Baptista João

2 comentários:

  1. ultimas noticias foram baleados 2 homens e 1 em estado grave, hospital rural ficou com ambulancia sem vidros, 2 trabalhadores foram catanados os dois estao receber tratamentos, campos queimados, e tratores que ficaram nos campos nao se sabe o estado actual

    espero que amanha a situaçao nao continue e que haja paz e espero que usem lacrmogeneo/ balas de borracha se nao ficamos sem familia. pelo contrario quem sofre nessas sao os inocentes como um dos baleados.

    que haja paz

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao