sexta-feira, 30 de março de 2012

Carta aos meus Amigos

Meus grandes amigos, (incluo naturais e amigos de Marromeu e a todos os que conheci enquanto estive lá ou através do Portal de Sena)

E' com muitas saudades vossa e de Marromeu que vos escrevo.

Saúdo-vos e faço votos para que estejam a passar da melhor forma possível.

Tenho visto notícias de Marromeu através do Portal de Sena e através de conversas com amigos. Percebo que as coisas não estão fáceis e nunca foram fáceis em nenhum lado mas em algo acredito, a juventude tem capacidades para fazer a diferença.

E' lógico que se diga ‘mas não tem recursos'. Certo, para se ter recursos tem que se fazer alguma coisa. Há que iniciar de algum ponto enquanto os apoios não surgem.

Escrevo-vos para vos fazer lembrar que em 2009 mostramos a valentia dos jovens através de Marromeu em Movimento. Durou pouco mas podia ter durado mais. Quero apelar-vos a uma maior união e acreditarem nas vossas capacidades. A revitalização de organizações juvenis interventivas e com propósito de promoção do bem-estar e desenvolvimento social pode mudar o rumo das coisas.

Os jovens são o garante do amanha, mas para tal, há que iniciar hoje a preparação.

- Apelo que estejam unidos para fazer face ao município, de forma positiva. A visão do município tem um limite que os jovens podem complementar. Precisamos de encontrar uma forma de representatividades no seio dos grupos decisores, temos que participar na vida da Vila de forma activa.

- Os nossos sonhos, as nossas opiniões devem serem escutados e criar-se um espaço para materialização;

- E' preciso percebermos que o município e os governantes/políticos não são donos de tudo. Nos também somos actores activos com deveres e obrigações.

Pagamos imposto sim mas não devemos atirar o lixo para ao chão, por exemplo.

Portanto, temos a obrigação moral de contribuir para o bem-estar do município ou das comunidades. Temos que sermos parceiros do Município, do Governo e da Comunidade. Não me refiro aos políticos, mas quem o quiser pode faze-lo.

- E’ errado pensar que nada poderei fazer porque a Frelimo ou Renamo detêm poder. A persistência, determinação, maturidade e objectividade contribuem para que os sépticos mudem de ideia.

Jovens de Marromeu, já pensaram em convidar o Administrador/Secretario permanente/Presidente do Município/Director da CDS... para uma conversa com os jovens? Onde se pode falar da vida, futuro e sonhos dos jovens e de Marromeu? Isto pode ser feito, basta haver uma organização e um propósito.

A CDS perde muito dinheiro devido a roubos, vamos convidar as partes (CDS, Governo local, régulos e interessados) e debatermos a matéria e propor soluções;

O que faz o Gabinete de Desenvolvimento do Zambeze? Eu não sei, então, porque não convidar os representantes para uma conversa

A gala personalidade (melhor empreendedor, se existe, melhor estudante, figura exemplar, melhor enfermeiro, melhor professor, trabalhador mais velho da CDS... algo bem possível e gesto de reconhecimento dos que bem fazem as coisas.

Meus amigos, e' verdade que nem tudo isto e' possível mas muita coisa pode ser feita. Apesar de estar longe faço o que posso através do Portal de Sena, mas gostaria de continuar a contribuir seriamente em algo e estarei sempre disponível em ajudar no que puder.

Abraço a todos e espero ouvir de vos em breve.

Bom fim de semana

Baptista Pemba

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao