quinta-feira, 8 de março de 2012

Viajar para Chinde deixou de ser um martírio

Foi inaugurada no último sábado uma embarcação que irá garantir a ligação entre a cidade de Quelimane e o distrito de Chinde, na província da Zambézia.

Baptizada com o nome de Lalaua, a mesma tem a capacidade para o transporte de 80 passageiros e três viaturas, e será gerida pelo consórcio formado pelas empresas LBH e Transmarítima.

Este meio irá pôr fi m ao sofrimento da população que vezes sem conta enfrentava dificuldades para sair de e para Chinde devido à falta de transporte. Entretanto, o grande problema prende-se com o facto de não se saber até agora quanto irá custar o bilhete pois ninguém se dignou fornecer tal informação.

Questionado sobre este assunto, o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde, disse apenas que o consórcio enviou uma proposta com a tabela de preços ao Executivo e que cabia ao governo provincial analisá-la e emitir o seu parecer.

Alguns dirigentes presentes na cerimónia de inauguração afirmaram que a proposta do consórcio é de 500 meticais alegadamente porque o barco consome muito combustível, para além do tempo que se leva a fazer a viagem, cerca de oito horas. “Por exemplo, não pode fazer duas viagens por dia, vai-se num e volta-se noutro. Se o Governo propuser um valor abaixo desse o investimento terá sido em vão”.

Entretanto, na sua primeira viagem, o Lalaua teve dificuldades para atracar porque o porto de Chinde não tem uma rampa adequada para tal e o Governo promete resolver o problema daqui a seis meses.

@Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao