quinta-feira, 14 de maio de 2009

VII Edição, Companhia de Sena arranca com campanha 2009-2010

1 de Maio em Marromeu e o reajuste salarial na C. de Sena

O dia 1 de Maio em Marromeu foi um dia axatamente diferente ao dos outros. Neste presente dia, o Portal de Sena esteve virado as suas atenções à Companhia de Sena onde pelas 06:30 realisou-se uma missa dirigida pelos padres católicos abençoando assim o dia para um ambiente de paz e de festa. A missa foi assistida pelos trabalhadores de todos os sectores ao nivel daquela fábrica, onde calcula-se que mais de 300 trabalhadores fizeram-se presentes na missa.
As movimentações das pessoas faziam-se sentir logo nas primeiras horas do dia, aumentando assim consideravelmente o número de pessoas à cada hora que passava. Pelas 7 horas deu-se o inicio da marcha rumo a praça dos heróis Moçambicanos, onde diferentes grupos de trabalho fizeram parte a um desfile a moda de cada departamento, exibindo o seu equipamento do trabalho acompanhado de alguns dísticos que transmitiam várias mensagens revindicando os seus direitos: trabalho igual e salário igual, apoio médico e medicamentosa, salário condigno face ao custo de vida, juntos no combate a crise Mundial e o desemprego que está aumentando dia pôs dia... em fim chamar atenção ao empresário ou empregador a se envolver na resolução dos problemas e necessidades dos trabalhadores.

No desfile fizeram parte várias empresas, instituições privadas, ONG”s percorrendo as artérias da vila de Marromeu. Como forma de encorajamento e valorização de um bom desfile a Direcção da CDS premiou a secção de electicidade seguido da construção civil e por último as caldeiras como o terceiro classificado por ter apresentado um bom disfile (todos da Companhia de Sena) cujo esses receberam algum valor monetário como prémio.
Para além do desfile classificados, tiveram lugar actividades recreativas e desportivas para marcar a data, onde mais de 40 bicicletas serviram como prémio do primeiro classificado ao 7º Classificado e os restantes receberam telefones celulares, camisetes relógios da parede, material escolar, toalhas e muito mais prémios que foram entregue pela Companhia de Sena à várias pessoas que participaram nos concursos de ciclismo e atletismo divididos em género e idade. As cerimonias desportivas ocorreram no aeródromo de Marromeu e os citadinos participaram massivamente, nutriram e testemunharam os eventos que lá tiveram lugar.
Algumas revindicações expostas no dia 1 de Maio foram felizes pois as negociações salariais que decorreram ao nivel da Companhia de Sena com o sindicato da mesma deram resultados satisfatórios com a divulgação no dia 11 de Maio do reajuste salarial que fixava 14% de aumento para o salário mínimo na área de agricultura e 13% na área fabril com efeito apartir de 1 de Abril. Um dos maiores ganhos nesta ronda negocial foi a fixação pela primeira vez do 13º salário em subistituição dos bonus. Esta medida abrange à todos os trabalhadores com vínculo permanente.

O Portal de Sena não ficou de fora testemunhando assim a entrega dos prémios. várias empresas nacionais e estrangeiras como: Standard Bank, Barcley’s, Mcel, Vodacom, Companhia de Sena, Marssey Fergusson, Gama Afonso e muito mais patrocinaram o evento na aquisição dos prémios e o Portal de Sena tem a opotunidade de agradece-los com o apelo de repetirem o gesto sempre que necessário e aos organizadores e os trabalhadores, o noso muito obrigado pela organização e festa ordeira.

por: Fernando Tome Raposo (texto e imagem)
==================================================

TERMINOU O CAMPEONATO INTER-TRABALHADORES DA COMPANHIA DE SENA

O campeonato que iniciou no dia 21 de Março de 2009, teve o seu término no dia 01 de Maio de 2009, dia internacional dos trabalhadoers.
O torneio contou com a participação de 05 equipas, somente as equipas da Fábrica e Agrifocus chegaram a fase final, que se realizou no dia 01 de Maio pelas 15 horas. como se nao bastasse no mesmo dia a equipa de Escritórios e Agricana, disputaram para o terceiro lugar tem do ficado com o prémio de terceiro classificado a equipa de escritórios.
O confronto entre Agrifocus e Fábrica, terminou com a derrota da equipa da Fábrica por 4-1, terminando o jogo, procedeu-se a entrega da taça para o terceiro clssificado, pois este levaram 1500, Mtn e bonês da standard bank, em Segundo lugar tiveram como prémio 2500mtn e bonês da standard bank e para o primeiro classificado, a equipa de Agrifocus, levou uma taça e um valor de 5000.00Mtn, onde continuaram com a festa conforme mostra as imagens.




Para terminar o dia, a festa continuou com outros enventos nocturno, onde realizou-se um espéctaculo com os músicos vindo da cidade da Beira.
Por: Rodriguês Gaspar.
=====================================================
Cultura
No dia 1 de Maio realisou-se um espetáculo no complexo las vegas ( sabir ) com artistas Júlia Duarte e o grande humorista Castigo Muchanga proviniêntes da cidade da Beira, todos muito bem conhecidos à nivel nacional. Espetaculo esse que foi bem comcorrido pela moldura humana sem que ninguém saisse arrependido pela presença da cantora e humorista ate ao pressario satisfatorio de 100 mt ai ninguem lamentou...
Por: Fernando Tomé Raposo
===================================================

A Companhia de Sena arrancou a Campnha 2009-20010

A Companhia de Sena (CDS) arrancou a campanha do ano 2009-2009 no dia 14 de Maio. Como tem vindo a ser hâbito nos últimos anos, no dia 12 de Maio houve uma cerimónia religiosa dirigida pelos Padres Católicos no interior fabril como uma forma de abençoar tudo e a todos trabaladores e garantir uma boa safra.
A cermónia foi muito concorrida, destacando a presença do Director Geral Stefan Isautier com todo elenco de dirigentes de depatarmentos e secções, também estavam presentes alguns dirigentes do distrito de
Marromeu, garantindo assim um bom relacionamento para juntos trabalharem no combate ao roubo e sabotagem de cana que tem se registando nos últimos dias . O dua de Padres que dirigira a missa, clamou a presença de Déus naquele local e rogaram para que protejam as máquinas, a massa laboral e que os resultados sejam satisfatórios. Ámem,
Disseram ámem e “sentimo-nos todos fortificados a iniciar a campanha e acreditamos em bons resultados”, assim disse uma fonte anónima.
O Portal de Sena tomou parte no evento e quiça, a benção também caiu sobre nós. Esperamos saber reportar paulatinamente o decurso da campanha e sabiamente fazeremos o balanço quando estivermos no seu termo.
Sem espaço para insinuações de choques de religiões ou tradições, no mesmo dia de arranque tiveram lugar as cerimonias tradicionais dirigidas pelos régulos locais, onde a equipa de Portal não teve a oportunidade de presenciar nas cermónias por motivos de agenda.

Apesar de algumas obras de ampliação da fábrica estarem ainda a decorrer, afirma-se seguramente que tudo está posto para um funcionamento normal da fabrica.

Já na hora do fecho:

A fábrica ja arrancou mano, de verdade. A moldura humana já pulala nos campos e na fábrica. Os tractores, nem digo...

O PORTAL DE SENAL, DESEJA A CDS E A TODOS OS TRABALHADORES UMA BOA SAFRA 2009-2010







por: Baptista Jose Joao (texto e imagem)

7 comentários:

  1. Sr Baptista Joao. Encontrei o vosso blog atraves do Dr. Carlos Serra e foi bom ler. Nasci no outro lado do Zambeze(Luabo) Tenho parentes ai em Marromeu e deu matar algumas saudades lendo e vendo as fotos. Quero desejar-te sucessos nessa coisa de blogar.

    ResponderEliminar
  2. Prezado Nelson,
    Um dos nossos objectivos e' estabelecer esta ponte de ligacao entre a terra mae e os filhos que por varias razoes a deixaram. continuaremos a enviar-vos novidades de ca da terra assim como de Luabo/Chinde...segundo varios pedidos que nos chegam.
    Diga-nos quem e' a sua familia aqui em Marromeu que nos faremos chegar os seu cumprimentos e enviaremos te noticias e fotos deles. O Portal e' de todos no's.
    abraco forte.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma tentativa, agora no mozilla.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Resultou.

    Seria falta de açucar?

    umBhalane

    ResponderEliminar
  5. Umbhalane,
    tens razao, nao havia acucar. a nossa fabrica estava parada para manutencao e comessou a produzir acucar no dia que conseguiste mandar o seu comentario.
    Estamos felizes por teres conseguido e esperamos ter-te aqui por muito tempo.

    ResponderEliminar
  6. Caros Srs.,

    Acabei de divulgar o Portal de Sena junto da "comunidade" do Luabo, Marromeu, Chinde e outros locais do Delta do Zambeze, mormente com ligações à S.S.E., gente que lá nasceu, cresceu, e/ou viveu.

    Espero que haja um profícuo intercâmbio.

    Cumprimentos

    umBhalane

    ResponderEliminar
  7. umbhalane,
    voce tem sido um grande colaborador nosso. Acredito que ha espaco para intercambio. nos estamos aqui e prontos para satisfazer os anseios de todos.
    quem quiser, pode sugerir um tema que nos traremos a informacao pedida,

    um forte abraco

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao