quinta-feira, 30 de julho de 2009

Escavações Arqueológicas em Nhamula-Chupanga


Durante o percurso Chupanga-Marromeu, numa aventura de 50Km feitos a bicicleta, tivemos o previlégio de visitor em Nhamula a estação arqueológica de Lumbi. Infelizmente chegamos um dia depois do Professor Hilário (Arqueólogo e Decente da UEM) ter deixado o lugar.
Para a equipe que visitou o local, esta foi uma sensação singular na vida de um cidadão comum. Só ouviamos falar de fontes históriccas nos livros e nunca tinhamo-las visto in loco. Foi lindo ver aquilo.
As imagens reproduzidas falam por si mesmas (pedaços de panelas de barro achadas a mais de 1.25 metros de profundidade. Esperamos que não haja mas quem diga que a historia é uma invenção dos homens. Não haja gente que ainda defende que as fontes materiais não existem ou nunca existiram… nós refutamos pois vimos e somos testemunhas da seguinte verdade “em Moçambique, particularmente em Nhamula, existe uma riqueza histórica por descobrir e por preserver” em programas concretos.
Numa correspondência, o Professor Hilário escreveu-nos o seguinte sobre as pesquisas arqueológicas no baixo Zambeze:
É verdade que a estação de Lumbi apresenta uma diversidade do material incomparavel em toda região do baixo Zambeze por enquanto. Tomando em consideração a grandeza e a diversidade do material é mesmo recomendavel num futuro próximo criar um programa concreto de conservação e preservação deste rico e diversificado património.
É imprtante notar que a estação de Lumbi apresenta duas sociedades distintas que ocuparam o local: primeiro, as comunidades da idade de pedra superior (os bosquimanos datadas +5.000 anos a.n.e.) que se didicavam exclusivamente a caça e a recolecção (evidências: industria microlitica) e segundo, as primeiras comunidades agricolas (os bantu + século I n.e) que se dicavam para além da caça e a recolecção, a agricultura (evidências: tijelas largas de barro com bordo grosso decorado com dedos ou osso e várias evidências de uso do ferro).
Isso e em suma o que e a estacao de Lumbi

Em poucas palavras, quem é o Professor Hilário Madiquida?
Docente na Universidade Eduardo Mondlane, cadeiras de Arqueologia e a Evolução Humana
Chefe da Secção de Arqueologia no Departamento de Arqueologia e Antropologia,
Estudante de último ano de doutoramento na Universidade de Uppsala, Suécia,
Fil. Lic. em Arqueologia Africana na Universidade de Uppsala, Suécia,
Mestrado em Ciências Históricas na area de Arqueologia, na Universidade Estatal de Tashkent, na ex-URSS.
Nota: em anexo a minha foto, durante as analises laboratorias do material litico (instrumentos de pedra) na UEM em 2007
Marterial recolhido pelo Portal na Odisseia de Chupanga
Por Baptista Joao (texto e imagens)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao